Mario Akiyoshi Terapeuta

Será que o tempo tem velocidade?

Será que nossa percepção sobre a velocidade que o tempo passa é sempre igual?

Hoje é meu último dia de férias. Foram 15 dias e confesso que passaram voando na minha percepção!

Isso foi especialmente verdade nos últimos 3 em que estive na praia. Será que eu terei a impressão que o tempo passa diferente quando voltar ao trabalho amanhã? Será que a impressão será de que o tempo passará mais lentamente ou ainda mais rápido? Conto no post de amanhã.

Com exceção ao tempo de viagem de 6h que parecia interminável, principalmente cruzando São Paulo com trânsito e engarrafamentos de 10km/h, os outros momentos foram realmente fugazes.

Embora cronologicamente o tempo passe precisamente segundo a segundo, nossa percepção pode variar de acordo com alguns fatores como interesse, tensão, relaxamento, preocupação, etc.

Isso me lembra de uma vez que no intervalo do almoço pedi para minha esposa me levar para casa. Estava sendo um dia especialmente tenso e eu preferia dormir alguns minutos a comer. Cheguei em casa, deitei-me na cama e rolei de um lado para o outro por uns 10 minutos. Nada de relaxar.

Como o tempo estava passando e eu já não sabia o que fazer e tinha a impressão que passaria mal até o final do dia e precisaria de atendimento médico, resolvi me sentar com os pés bem apoiados no chão, a coluna ereta, a cabeça como prolongamento da coluna, as mãos descansando sobre as pernas e respirar lenta e profundamente. Foram três ou quatro respirações lentas e profundas.

Nisso, uma “voz” na minha cabeça disse:

– Durma.

Obedeci. Deitei-me por uns 5 minutos e acordei renovado. Fiquei tão intrigado com o resultado que acabei fazendo meu trabalho de conclusão de curso em Psicologia Transpessoal com Abordagem Integrativa Transpessoal sobre esse tema. Quem quiser conhecer mais, pode baixar o pdf no link https://drive.google.com/file/d/10m9u-yz7apyuAD6ZQ4Xss7Sgm-3viA0D/view?usp=drive_link

Novamente, minha impressão sobre a velocidade da passagem do tempo foi totalmente diferente em momentos consecutivos.

Isso já aconteceu com você? Deixe um comentário.

Até amanhã!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Posso ajudá-lo?

Copyright © - Mario Akiyoshi Terapeuta. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Mário Akiyoshi Terapeuta