Você anda cansado?
Se perguntar para as pessoas que convivem contigo:
– Você anda cansado?
É provável que a resposta seja afirmativa. Hoje, é terça-feira e a resposta foi positiva. Ontem, era segunda e também foi. Percebi que a resposta seria positiva independente do dia da semana ou das pessoas estarem trabalhando ou em férias.
É sério. Mesmo em férias as pessoas podem estar cansadas ou até mesmo entediadas. Talvez, esse cansaço não tenha a ver só com trabalho. Parece que até pensar cansa. Claro que podemos ter cansaço físico decorrente de trabalho, exercícios, doenças, etc. Mas, nem sempre é o caso. Então, por que será que é tão comum ouvir que as pessoas estão cansadas?
Um contra ponto é observar uma criança pequena brincando. As crianças pequenas, antes de ficarem presas às telas, divertem-se com qualquer coisa. A filha de uma amiga minha ficou mais feliz com a caixa em que o presente veio embrulhado do que com o presente em si. Por outro menino, uma saboneteira estava mais divertida do que a miniatura de Porsche 911 que acabara de ganhar.
Alguns diriam, mas as crianças pequenas não tem com o que se preocupar. Nessa idade, até lama é brinquedo. Elas se entregam a brincadeira do momento. Verdade. Talvez, a questão não seja a falta de preocupação, mas sim a capacidade de se entregar ao momento. Quando adultos, raramente estamos atentos ao que está acontecendo. Geralmente, ficamos presos em nossos pensamentos. E isso realmente cansa.
Deixo mais um convite: que tal buscar estar mais presente no momento presente (a repetição foi proposital). Um dos artifícios que utilizo é respirar lenta e profundamente. Outro, é meditar (mesmo que seja por 5 minutos de manhã logo depois que acordar). Faz diferença no meu dia. Espero que faça no seu também. Também deixo um convite para ler o Post 11: Aposte nos seus Sonhos!
Até amanhã!
No responses yet