A situação da foto é extrema. O que fazer quando estiver em um lugar ruim? Nessa situação é praticamente impossível de sair sozinho. Mas, em quantas outras situações percebemos que não estamos em um bom lugar, que até nos faz mal, mas ficamos parados nos queixado dos outros, das circunstâncias e da vida? (veja Post 09 sobre reclamações)
Você está em um lugar ruim? Postura da Criança e do Adulto
Uma criança pode ficar presa e desesperada, sentindo-se muitas vezes abandonada e sem recursos. Isso pode ocorrer porque é uma criança que apesar de achar onipotente, em muitas situações é impotente para lidar com as situações do mundo.
Isso é compreensível para uma criança. Afinal, ainda conhece pouco o nada da vida e até mesmo em termos de força física e inteligência, tem muito a desenvolver. O que preocupa é que muitas vezes pessoas com idade para serem adultas se encontrem em dilemas semelhantes.
Por outro lado, um adulto saudável (que já foi uma criança), embora também possa se sentir impotente em algumas situações, é aquele que sabe que é apenas potente, tem limites, mas tem capacidade de lidar com as situações da vida e triunfar.
Voltando ao exemplo de estar ou ter sido colocado em um lugar ruim. A criança muitas vezes não tem recursos par sair da situação. Ela até tenta, mas não consegue. Por sua vez, o adulto pode decidir ficar ou sair. Geralmente não é fácil, requer trabalho e disciplina, mas é possível.
O Adulto escolha a culpa que carrega
Aprendi com o Dr Fernando de Freitas que apenas a criança é inocente. O adulto deve escolher a culpa que deseja carregar. Podemos sentar em nossos problemas e ficar reclamando ou fazer o nosso melhor para resolver-los. Hoje, melhor que ontem e amanhã, melhor que hoje. Simples assim.
Que tal verificar o que desejamos e como podemos concretizar nossos projetos? Bora começar a caminhada? (veja Post 02).
Até amanhã com o último post, afinal, toda a caminhada também tem o seu fim. Quem sabe, quais outras aventuras nos aguardam?
No responses yet